Vote consciente: Guia das eleições

Guia das eleições


Guia das eleições

Eleitores de todo o país vão às urnas para escolher presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais.

Horário

A votação começa às 8h e segue até às 17h. Quem já estiver na fila às 17h vai poder votar, mesmo se chegar à urna depois desse horário.

Consulta a locais de votação

O eleitor pode consultar o local de votação no site do TSE. Para isso, basta preencher os campos com nome, data de nascimento e nome da mãe.

Que documentos levar para votar?

É necessário levar um documento oficial com foto. De acordo com o TSE, são aceitos como documento oficial para a votação carteira de identidade, passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação. Não é obrigatório levar o título de eleitor para votar, mas o cidadão precisa saber o número da seção eleitoral em que vota.

Qual é a ordem de votação?
Nestas eleições, o eleitor vai votar na seguinte ordem:

  • Deputado estadual/distrital
  • Deputado federal
  • Senador
  • Governador
  • Presidente da República.

Onde justificar?

O eleitor que estiver fora da cidade onde vota pode se justificar, no dia da eleição, em qualquer seção eleitoral do estado. Todas as seções eleitorais estão habilitadas ao recebimento de justificativas.

Voto em trânsito

O voto em trânsito é uma resolução que permite o eleitor fora do domicílio eleitoral, que quiser exercer o direito do voto, estar habilitado a votar em outro cartório eleitoral. Veja aqui como se habilitar ao voto em trânsito.

Como se habilitar para o voto em trânsito

Para o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral se tornar apto ao voto, é necessário que apresente em qualquer cartório eleitoral um documento oficial com foto, o cadastro só será permitido àqueles com situação eleitoral devidamente regularizada.

O prazo para se apresentar na Justiça Eleitoral vai de 15 de julho até 21 de agosto, e uma vez cadastrado, estará desabilitado para votar na sua seção original. Caso seja necessário, a alteração ou cancelamento da habilitação só poderão ser solicitados também dentro do prazo para o pedido.

A possibilidade do voto em trânsito permite apenas a eleição para Presidente da República.

Conduta do eleitor na votação

Na cabina de votação é vedado ao eleitor portar aparelho de telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Estes equipamentos deverão ficar retidos com os mesários enquanto o eleitor estiver votando.

Uso da 'cola'

O TSE recomenda que os eleitores levem uma "cola" com o número dos candidatos para a votação neste domingo. Só não é permitido o uso de panfletos conhecidos como "santinhos" no dia da votação. O eleitor pode anotar os números dos candidatos em um papel.

Lei Seca

Em alguns estados a venda e consumo de bebida alcoólica está proibida entre as 3h e as 17h do domingo, dia da eleição.

Segundo portaria, bares, lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos abertos ao público não podem comercializar bebida alcoólica.
O descumprimento da determinação é crime eleitoral de desobediência, com pena de três meses a um ano de prisão, e pagamento de multa.

Voto obrigatório

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de dezoito anos.

Voto facultativo

O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos; os maiores de 70 anos e os maiores de 16 anos e menores de dezoito anos.

Vote consciente - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página